terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tapas, tapas e tapas!

Bomm, aqui vão umas receitas de tapas espanholas pra vc que vai receber alguém em casa e não quer errar na hora do aperitivo. É sucesso garantido e tanto pode servir como uma entrada antes do jantar, como também substituir o jantar, servindo pra pestiscar enquanto rola aquela conversa boa com os amigos ou até pra uma noite mais romantica à dois. As tapas consistiam apenas em azeitonas simples ou recheadas, fatias de morcela, presunto, queijos e legumes marinados e tortillas (as clássicas omeletes espanholas com batatas e cebolas), servidos com palitinhos ou sobre uma fatia de pão e para serem comidos em um ou dois bocados. Depois, foram incorporados outros embutidos e queijos variados, frutos do mar, peixes em conserva ou empanados. Mais tarde, vieram os tomates, ovos, pimentões e cogumelos recheados, os molhos diferentes e os detalhes de finalização. O que torna as opções mais atraentes pra todos os gostos. Os ingredientes da base sempre serão pão italiano ou filão português e azeite.



Tapas de Presunto ao Pesto de Manjericão

Ingredientes:


1 pão italiano cortado em fatias de 1,5 cm de expessura
fatias de presunto de parma (pode ser substuído por copa)
folhas de manjericão para decorar
azeite
50 gramas de folhas de manjericão gigante
1 xícara de chá de pinole (pode ser substituído por castanha de cajú torrada e salgada)
1 xícara de chá de queijo parmesão
sal a gosto



Preparo

Num mini-processador, coloque as folhas de manjericão, o pinole (ou castanha) e um pouco de azeite. Processe até que vire uma pasta homogênea. Acrescente mais azeite se necessário. Junte o parmesão e processe novamente, acerte o sal e reserve.
Pincele azeite nas fatias de pão italiano e leve ao forno pelo tempo necessário para dar uma tostada, pra isso deixe o forno pré aquecido em 120º por uns 3 minutos.
Depois que as fatias de pão estiverem frias, passe o pesto em um dos lados do pão e disponha uma fatia de presunto de parma ou cozido por cima . Decore com folhinhas de manjericão e regue com um fio de azeite.


















Uma outra sugestão: Tapas de queijo marinado
Ingredientes:
Pão italiano em fatias
Azeite
1 cabeça pequena de alho fresco moído
300g de queijo gouda cortado em cubos pequenos (o nosso meia-cura fica muito bom também)
azeite
2 folhas cebolinha picada
1 tomate grande cortado em cubos
1 pote de cream cheese pequeno
1/2 xícara de chá de parmesão ralado
1/2 xícara de azeite misturado com sal a seu gosto
Preparo
Coloque o queijo, o tomate e a cebolinha e regue sem dó com o azeite já salgado. Deixe marinar por 1/2 hora.
Enquanto isso, misture o cream cheese e o alho até ficar um pasta cremosa e passe nas fatias do pão. Com o forno pré aquecido em 120º coloque as fatias de pão para tostar por 3 minutos. Retire o pão e coloque o queijo marinado sobre as fatias ainda quentes. Polvilhe com cebolhinha fresca e sirva em seguida.
As tapas caem bem tanto com vinho como também com cerveja e sucos. Logo teremos outras variações de tapas e de outro petiscos e receitas fáceis de fazer, pra quem é solteiro como eu ou quem não gosta muito de enrolação na cozinha. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Ai, Jeff...
    Hummmmmmmmmmmm...fiquei c/ água na boca!!!
    Não cozinho nada bem, mas vou tentar fazer. Se não conseguir, te importo pro RJ ou vou praí, pra provar pessoalmente...hehehe
    Bjs, querido.

    ResponderExcluir
  2. hum....sera que vou ter oportunidade de provar isso???

    bjos lindinho

    ResponderExcluir